TIRE SUAS DÚVIDAS

ENVIAR PARA A GRÁFICA

Uma dúvida muito comum entre jovens profissionais das áreas de design gráfico, publicidade, propaganda e marketing é saber qual é o melhor arquivo para ser enviado à uma gráfica. Porém, muitos nem mesmo sabem para que serve cada tipo de arquivo. Pensando neles, trazemos uma breve explicação sobre os formatos mais comuns, confira:

PDF (Portable Document Format): Um dos mais utilizados no mundo, tem a vantagem de poder ser acessado de varias plataformas e aplicativos diferentes. Esse formato é o mais indicado para processos de editoração e impressão, uma vez que (devidamente criado) ele é capaz de capturar com fidelidade todas as cores e efeitos que foram criados em seus respectivos sofwares nativos (Illustrator, Photoshop, Indesign, CorelDraw).

TIFF (Tagged Image File Format): Formato muito utilizado para impressões de imagens e fotos que não podem perder a qualidade, visto que ele efetua um armazenamento de alta qualidade. Seu suporte se estende pela maioria dos softwares, além de permitir a compactação de artes de fundo transparente, além disso, é compatível com quase todos os sistemas de cores. Uma desvantagem é o peso do arquivo além da não possibilidade da preservação de camadas.

EPS (Encapsulated Postscript): Ideal para impressões que precisem de uma boa incorporação de bitmaps e vetores. Atualmente é o mais indicado para casos onde não se sabe se o programa de edição e leitura pertencem a mesma plataforma. Também efetua transição com boa fidelidade entre diferentes softwares gráficos. 

PNG (Portable Network Graphics): Esse formato suporta imagens com fundo transparente e proporciona compactação de imagens com alta qualidade sem perder informações. Como foi desenvolvido especificamente para ser usado na internet. Pode ser utilizado na elaboração de peças gráficas que necessitem de fundos transparentes.

JPEG (Joint Photographic Experts Group): Este tipo de arquivo possui alguns níveis de compactação para web ou impressão, sendo seu formato raster ou bitmap. SEU USO EM IMPRESSÃO É ALTAMENTE DESACONSELHÁVEL, visto que ele perde algumas informações ao fechar o arquivo, que pode gerar em diminuição drástica de qualidade. Suporta os padrões CMYK, RGB e Grayscale, porem não suporta fundos transparentes.


Ficou com dúvidas?
Não se preocupe, fale conosco.

TUDO O QUE SUA EMPRESA PRECISA